Esta é a primeira garrafa 100% compostável feita em Portugal

Esta é a primeira garrafa 100% compostável feita em Portugal

  • Post published:Junho 8, 2021
  • Post category:natureza

The Good Bottle é o nome escolhido para aquela que se apresenta como a primeira embalagem portuguesa 100% compostável e de degradação rápida. Desenvolvida pela Sociedade da Água de Monchique, Fundação Mirpuri e Universidade do Minho, tem como missão revolucionar a indústria através de uma solução mais amiga do ambiente do que as típicas garrafas de plástico descartável.

A The Good Bottle será usada pela primeira vez sob a forma de garrafa de Água Monchique, marca que tem como responsabilidade encontrar a abordagem industrial ideal para transformar o novo material num produto que possa ser disponibilizado ao mercado, em massa.

«Esta parceria estava destinada a acontecer. Ficamos muito honrados com o convite para integrarmos este projecto que acreditamos que vai mudar o paradigma da embalagem e ajudar a tornar o mundo melhor. É um orgulho vermos a nossa Água Monchique ser o primeiro produto no mundo a ser embalado na ‘The Good Bottle’», conta Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

A The Good Bottle é composta por uma base polimérica compostável em ambiente doméstico e conta, ainda, com algas que durante a degradação da garrafa servem de alimento para espécies marinhas. Segundo a Sociedade da Água de Monchique, tem uma taxa de biodegradabilidade de 74%, ao final de 45 dias e em condições de compostagem controlada, e de 90% até 12 meses, dependendo das condições a que está exposta.

Além do próprio recipiente, também a tampa é produzida a partir dos mesmos materiais, pelo que também será biodegradável após utilização.

Paulo Mirpuri, presidente da Fundação Mirpuri, não tem dúvidas de que «esta é uma iniciativa pioneira e inovadora, que pretende liderar a mudança necessária, inspirando os mais diversos sectores a oferecerem ao consumidor escolhas cada vez mais responsáveis e que não ameacem a sobrevivência das gerações futuras».

fonte: https://marketeer.sapo.pt/esta-e-a-primeira-garrafa-100-compostavel-feita-em-portugal